Inteligência artificial, matemática e jogo de sinuca

Bola da caçapaBola na caçapa Com a ajuda de uma câmera, o robô Deep Green não perde uma tacada na mesa de sinuca. Cientistas da Queen's University, de Ontário, no Canadá, criaram um robô capaz de calcular os melhores ângulos de uma mesa de sinuca e acertas todas as tacadas. A máquina infalível foi chamada de Deep Green. O nome faz referência ao robô Deep Blue, da IBM, que em 1997, venceu o mestre russo Gary Kasparov em um jogo de xadrez.O equipamento tem uma câmera que serve de olho do software e trabalha com um taco mecânico que permite lançar as bolase encaçapá-las em sequência. Primeiro, o computador traça linhas na mesa e desenha diversos ângulos, a bola atinge o alvo. O estudo sugere a criação de bolas mais eficientes, capazes de atingir a velocidade de 15 metros por segundo - equivalente a 54 quilômetros por hora, se ela pudesse manter por tanto tempo.A sinuca surgiu no século 18, na França, mas não havia caçapas - esse jogo ainda existe e é chamado de carambola. A ideia é mover no mínimo duas bolas na mesa com uma só tacada na branca. No fim do século 19, os ingleses introduziram as seis caçapas, originalmente com 10 bolas. A versão popular no Brasil, com 15 bolas, é chamada "8 ball" no exterior. Digitado em por Gilson Wurz, na plataforma Math

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gilson Würz

Frame inercial local e curvatura do espaço-tempo